Imagem: conhecendoaliteraturaaotodo.blogspot.comCertamente no decorrer de sua caminhada enquanto professor/educador, você já teve a oportunidade de trabalhar com a Literatura, seja para um trabalho em sala, à espera de resultados numa avaliação, ou então, num momento prazeroso de troca com as crianças, fazendo-as ouvir, ler e contar junto.
Gostaríamos de saber como foi? Deu certo? Quais as reações das crianças? Foram as esperadas? Usou algum recurso tecnológico neste momento? Este momento poderia ter acontecido de outra forma? Como? Conte para nós e para seus colegas! Bom trabalho!
Nas aulas de educação fisica muitas vezes trabalho com história (nem sempre são livros de literatura), principalmente com as turmas de 1º ano. Neste momentos as crianças normalmente vivenciam a história realizando movimentos enquanto ela é contado, fazemos a interpretação de tudo que vai sendo contado, e mesmo na realização dos movimentos enquanto o relato acontece cada criança tem a sua interpretação de cada situação e normalmente acabam dando opiniões e fazendo mudanças no rumo do trabalho. Percebo que a maneira como conto a historia influencia na realização da atividade, a entonação da voz, os gestos que realizo...estes e outros fatores acabam influenciando no resultado do trabalho.
ResponderExcluirJá utilizei muito a literatura em minha caminhada como professora, não domino muito as técnias da contação mas sempre dou um jeitinho. Acredito que o mais importante é você conhecer o que vai ler e fazer um certo suspense durante a contação, isso faz com que os alunos fiquem mais atentos e queiram contar junto ou simplesmente dar opiniões. A música de fundo, ruídos (dependendo da história), a luz mais amena, fazem parte da tecnologia empregada no momento, ou a ilustração em um telão também podem acontecer e já fiz isso também. Acredito que todo lugar é um bom lugar para uma contação de história, durante minha caminhada como professora não foram só momentos organizados para literatura, a contação de histórias está sempre envolvida em sala de aula.
ResponderExcluirLuciana Wielewski
EU SOU AGENTE DE LEITURA NO PERÍODO DA MANHÃ, TRABALHO MUITO COM LITERATURA INFANTIL E POESIAS. E ESTOU TRABALHANDO COM OS CONTADORES DE HISTÓRIA ( ALUNOS DA ESCOLA QUE VEM NO HORÁRIO CONTRÁRIO EM QUE ESTUDAM PARA REALIZAREM O PROJETO.)OS CONTADORES DE HISTÓRIA REALIZAM ATIVIDADES ENVOLVENDO LEITURAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA OS ALUNOS MENORES DA ESCOLA. JÁ TRABALHEI CECÍLIA MEIRELES COM ALUNOS E ELES ADORARAM DECLAMAR SUAS POESIAS E FAZER AS ILUSTRAÇÕES DAS MESMAS.
ResponderExcluirÉ O SEGUNDO ANO QUE TRABALHO COM OS CONTADORES E PARTICULARMENTE EU GOSTO MUITO DESTE TRABALHO.
O trabalho com a literatura certamente é muito rico, e uma experiência marcante que tive em minha carreira profissional, foi o trabalho com a história "Bibi vai para a escola" de Alejandro Rosas.
ResponderExcluirNo trabalho com a adaptação no Maternal II esta história auxiliou muito neste processo, pois além de realizar a contação de histórias em reunião para os pais e explicar sobre o processo de adaptação, a fim de deixá-los mais seguros em relação a esta etapa da vida escolar de seus filhos; também realizei a contação com as crianças de maneira mais lúdica e confeccionamos uma boneca chamada "Bibi", assim a cada dia, uma das crianças poderia levar a boneca para casa juntamente com o livro para lerem e brincarem em família e trazê-los no dia seguinte.
Foi um trabalho muito rico e uma das falas das crianças foi: "Agora a Bibi vem todo dia para a escola e não chora mais", mas na verdade a criança referia-se a ela mesma, pois neste dia havia parado de chorar ao despedir-se de sua mãe.
Com isto, o processo de adaptação aconteceu de modo gradativo e mais tranquilo com relação aos outros anos em que trabalhei neste nível de ensino.
Como trabalho como agente de leitura no Programa Comunidade Escola, essa é umas das atividades que desenvolvo nos finais de semana.
ResponderExcluirAs crianças adoram ouvir histórias e todo e qualquer material utilizado é sempre bem-vindo. Ultimamente percebo que as histórias digitalizadas e apresentadas com data show são apreciadas pelas crianças já que imagem e "contação" proporcionam maior atenção e entusiasmo dos pequenos.
Estou na caminhada do magistério há alguns anos e sempre fui apaixonada pela literatura, por isso leio todos os dias para meus educando como momento de conhecimento de autores, obras e de momento fruição, como mais um caminho para uma viagem sem sair do lugar para um mundo de fantasia e de prazer. Uso sempre todos os recursos disponíveis na escola ou confeccionados pelas crianças e por mim, além da tecnologia que sempre que possível gosto de utilizar. Ultimamente tenho usado muito o datashow, com vídeos retirados da internet e livros digitalizados também, além do próprio livro, os quais ainda fascinam em muito a criança, pelo fato de se poder ter as mãos e criar outras histórias apenas com as imagens (trabalho com crianças menores). Eu gosto tanto do que faço que hoje eu encontro jovens que já foram meus alunos e eles ainda comentam "lembro daquela história que você contou usando tecidos coloridos" ou "lembro quando você contou aquela história usando violão", por isso sou apaixonada pelo que faço e a literatura colabora em muito para essa paixão.
ResponderExcluir(Cristina)
No meu trabalho com os pequenos(Maternal III) a Literatura faz parte da nossa rotina diária, seja na leitura pelo professor/educador; pela leitura de imagens feita pelas crianças e nas contações, utilizando recursos diversos. Estou sempre na busca, aprendendo com minha colega de sala que é maravilhosa e que tem me ensinado muito. Acredito que fico tão ou mais fascinada que as crianças pois sempre fui apaixonada por literatura e sempre que possível procuro novas maneiras e recursos para levar aos meus pequenos.
ResponderExcluirMaria José
Olá, pessoal!
ResponderExcluirSempre me identifiquei e a creditei na literatura como melhor instrumento para trabalhar com as crianças. Através dela o imaginário e realidade se misturam, desenvolvendo e tratando questões pessoais de maneira sutil.
Já tive muitas experiências com o desenvolvimento de projetos de literatura, inclusive um deles foi parar na revista Projetos Educativos.
Procuro sempre utilizar a literatura em minhas aulas pois desta forma os vários assuntos e conteúdos fluem com mais significado para os alunos.
A literatura com certeza torna o trabalho ,mais prazeroso, em minhas aulas ela sempre esta presente. Teve um ano em que desenvolvi um projeto escola&universidade sobre literatura, tendo como objetivo melhorar o interesse pela leitura nos alunos e também as suas produções (turma de 4º ano) como resultado os alunos criaram livros e poesias. Foi um trabalho maravilhoso que sempre estou aplicando algumas dessas estratégias nas minhas turmas.
ResponderExcluir(Flavia)
Ja realizei várias atividades apresentando para as crianças histórias que ajudaram no desenvolvimento de brincadeiras, dinâmicas, dramatizações e até relaxamento para dormir. Uma histrinha muito lindinha que lembra um pouco da minha infância, é aquela da Formiguinha e a neve do querido ~compositor João de Barro (Braguinha). Contei a historinha para uma 4ª série, eles amaram, fizeram um teatinho de fantoches de varetas. Eles criaram os personagens, o palco e foi muito bom. Achei tudo lindo.
ResponderExcluirSem dúvida uma boa história, contada de forma apropriada, não que requeira muita técnica, mas muito entusiasmo e um certo suspense, é capaz de surpreender e encantar os pequenos, vivenciei isso com a lenda da grande cachoeira, onde as crianças se envolveram com a linda indiazinha Naipi e o seu amado guerreiro Tarobá.
ResponderExcluir