Em informática, Logo é uma linguagem de programação interpretada, voltada principalmente para crianças, jovens e até adultos. É utilizada com grande sucesso como ferramenta de apoio ao ensino regular e por aprendizes em programação de computadores. Ela implementa, em certos aspectos, a filosofia construtivista, segundo a interpretação de Seymour Papert. O ambiente Logo tradicional envolve uma tartaruga gráfica, um robô pronto para responder aos comandos do usuário. Uma vez que a linguagem é interpretada e interativa, o resultado é mostrado imediatamente após digitar-se o comando – incentivando o aprendizado. Nela, o aluno aprende com seus erros. Aprende vivenciando e tendo que repassar este conhecimento para o LOGO. Se algo está errado em seu raciocínio, isto é claramente percebido e demonstrado na tela, fazendo com que o aluno pense sobre o que poderia estar errado e tente, a partir dos erros vistos, encontrar soluções corretas para os problemas. Com a linguagem LOGO as crianças programam de maneira divertida.
-A linguagem logo é mais uma ferramenta que vem contribuir na aprendizagem das crianças de forma lúdica e prazerosa,construindo seu próprio conhecimento através da experimentação, investigação,usando o erro como caminho de acerto. -Sim,porque possibilita a criança desenvolver seu potencial criativo,favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades intelectuais. -Sim,desde que os profissionais sejam capacitados. Jamile
O texto vem reafirmar o que já havia sido observado no último encontro. A possibilidade de interação e integração entre os alulnos e o computador (programa logo), tornando as experiências vivenciadas agradáveis, prporcionando uma troca entre os alunos, pois ao mesmo tempo que aprendem também ensinam.
Os avanços tecnológicos é uma realidade a qual toda a sociedade precisa estar atenta e na escola é fundamental acompanhar essa evolução, sendo o professor um mediador deve utilizá-la como mais uma ferramenta para a aprendizagem efetiva da criança, pois segundo TAPSCOTT, um ambiente escolar verdadeiramente digitalizado deve disponibilizar livre e igual acesso aos alunos, tanto à tecnologia da informação quanto à informação digitalizada. Permitindo-lhes a utilização de computadores e conexão fora do horário de aula (rede de conhecimento).E tendo essa ideia e ideal toda a ferramenta deve ser utilizada não esquecendo que a vivência deve estar interligada e ser uma referência para a aprendizagem digital.Ainda citando TAPSCOTT "atualmente as crianças têm passado um grande período da sua infância no meio virtual. Elas realizam atividades exercidas pelas gerações anteriores, só que com o uso do computador. Utilizam essa máquina para brincar, estudar, comunicarem-se e ampliar o leque de amizades". Sendo assim, a escola precisa estar preparada para acompanhar essa nova geração que não tem medo de arriscar, de pesquisar...Esse é mais um desafio que a escola e professores precisam enfrentar, mas que com pesquisa, estudos e mediação tudo contribuirá para uma verdadeira aprendizagem de todos. (Cristina Guzik de Lima)
Em informática, Logo é uma linguagem de programação interpretada, voltada principalmente para crianças, jovens e até adultos. É utilizada com grande sucesso como ferramenta de apoio ao ensino regular e por aprendizes em programação de computadores. Ela implementa, em certos aspectos, a filosofia construtivista, segundo a interpretação de Seymour Papert. O ambiente Logo tradicional envolve uma tartaruga gráfica, um robô pronto para responder aos comandos do usuário. Uma vez que a linguagem é interpretada e interativa, o resultado é mostrado imediatamente após digitar-se o comando – incentivando o aprendizado. Nela, o aluno aprende com seus erros. Aprende vivenciando e tendo que repassar este conhecimento para o LOGO. Se algo está errado em seu raciocínio, isto é claramente percebido e demonstrado na tela, fazendo com que o aluno pense sobre o que poderia estar errado e tente, a partir dos erros vistos, encontrar soluções corretas para os problemas.
ResponderExcluirCom a linguagem LOGO as crianças programam de maneira divertida.
-A linguagem logo é mais uma ferramenta que vem contribuir na aprendizagem das crianças de forma lúdica e prazerosa,construindo seu próprio conhecimento através da experimentação,
ResponderExcluirinvestigação,usando o erro como caminho de acerto.
-Sim,porque possibilita a criança desenvolver seu potencial criativo,favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades intelectuais.
-Sim,desde que os profissionais sejam capacitados.
Jamile
O texto vem reafirmar o que já havia sido observado no último encontro. A possibilidade de interação e integração entre os alulnos e o computador (programa logo), tornando as experiências vivenciadas agradáveis, prporcionando uma troca entre os alunos, pois ao mesmo tempo que aprendem também ensinam.
ResponderExcluirOs avanços tecnológicos é uma realidade a qual toda a sociedade precisa estar atenta e na escola é fundamental acompanhar essa evolução, sendo o professor um mediador deve utilizá-la como mais uma ferramenta para a aprendizagem efetiva da criança, pois segundo TAPSCOTT, um ambiente escolar verdadeiramente digitalizado deve disponibilizar livre e igual acesso aos alunos, tanto à tecnologia da informação quanto à informação digitalizada. Permitindo-lhes a utilização de computadores e conexão fora do horário de aula (rede de conhecimento).E tendo essa ideia e ideal toda a ferramenta deve ser utilizada não esquecendo que a vivência deve estar interligada e ser uma referência para a aprendizagem digital.Ainda citando TAPSCOTT "atualmente as crianças têm passado um grande período da sua infância no meio virtual. Elas realizam atividades exercidas pelas gerações anteriores, só que com o uso do computador. Utilizam essa máquina para brincar, estudar, comunicarem-se e ampliar o leque de amizades". Sendo assim, a escola precisa estar preparada para acompanhar essa nova geração que não tem medo de arriscar, de pesquisar...Esse é mais um desafio que a escola e professores precisam enfrentar, mas que com pesquisa, estudos e mediação tudo contribuirá para uma verdadeira aprendizagem de todos.
ResponderExcluir(Cristina Guzik de Lima)