Após a leitura do texto abaixo, no campo 'comentário', responda a seguinte questão:
Com base no texto e no segundo encontro do curso, apresente em poucas palavras suas considerações à respeito da Linguagem Logo e do Construcionismo enquanto abordagem pedagógica. Você concorda com as ideias discutidas? Há possibilidade de trabalhar com os preceitos apresentados?
eu creio que sim, desde que a escola ofereça as condições necessárias para que isto aconteça.
ResponderExcluirprofessores motivados, são capazes de motivar os seus alunos. a aprendizagem acontece entre as relações estabelecidas entre o professor/aluno/família.Quando á cooperação entre as relações tudo funciona melhor.cabe a todos nós enquanto sociedade procurar melhorar a educação. para que todos possam usar as mesmas ferramentas de ensino.
A linguagem LOGO e o Construcionismo na escola, vem de encontro com o enfoque de que o aluno deve ter o papel ativo na construção do seu conhecimento fazendo uso das tecnologias, mas bem sabemos que a aprendizagem não se resume apenas nisso, é fundamental a mediação do professor e a orientação sobre o uso destas ferramentas. Para tanto, os professores devem estar "abertos" e preparados para estes novos desafios, deixando de lado todas as suas abordagens pedagógicas tradicionalistas, para que efetivamente, possam trabalhar a linguagem LOGO nas escolas de forma lúdica e prazerosa.
ResponderExcluirCom toda a certeza é possível sim trabalhar com a proposta da Linguagem Logo de programação com crianças de várias faixas etárias, pois possibilita a criatividade de forma lúdica e prazerosa. A partir do momento que aprendem e conhecem a tartaruga e que descobrem que eles mesmos é que dão "vida", o interesse e o estímulo se afloram.
ResponderExcluirOs alunos aprendem com seus erros e buscam sempre novas soluções para o que desejam demonstrar com seus projetos.
Luciana Wielewski
Com base no texto lido e nos encontros do curso, percebe-se que o LOGO é sim de extrema importância e com certeza através dessa ferramenta o aluno desenvolve várias áreas, podendo ser utilizado para representar os conteúdos de todas as áreas do conhecimento e não somente de matemática. Cabendo ao professor aproveitar e explorar essa ferramenta com os alunos.
ResponderExcluirProfessora: Flavia
Escola Municipal Araucária
A Linguagem Logo, que surgiu em 1960, desenvolvida por Papert, é baseada na teoria Construcionista do mesmo autor, que propõe a construção do conhecimento através do uso das tecnologias. De maneira ativa, o aluno constrói seus conhecimentos através de ações físicas e mentais. Acredito que as ideias trazidas por Papert são bastante interessantes, já que a criança, ao usar o computador como recurso de construção do saber, sai do cotidiano dos livros e cadernos, descobrindo um universo de possibilidades. Apenas o uso do computador não garante sucesso nesse processo. É preciso que o professor esteja preparado para orientar o aluno. Uma das características da Linguagem Logo que considero interessante é a possibilidade de integração entre as atividades intelectuais e corporais. Além de explorar os conceitos matemáticos, é possível transpor o que está sendo desenvolvido na Logo para explorar outras áreas do conhecimento. Outros benefícios são o desenvolvimento da criatividade, a ideia de que a criança aprende ensinando a tartaruga, além do tratamento dado ao erro, que possibilita ao aluno entender o caminho feito até ali, bem como a busca da solução para as dificuldades. Enfim, acredito que é possível trabalhar com a Linguagem Logo, desde que haja um preparo do professor, incluindo reciclagens, e também, computadores equipados disponíveis para todos os alunos.
ResponderExcluir(Aluna: Anyeli Civello)
A utilização dessa linguagem com crianças é extremamente necessária, pois possibilita aos alunos desde tenra idade ter contato com uma linguagem de programação, sendo esta um meio de se ambientar com a tecnologia da informação que está presente em nossa vida.
ResponderExcluirIsso traz as crianças um ganho de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento e de experiências para que no futuro tenham "certas habilidades e competências" já desenvolvidas e apreendidas.Concordo com as idéias discutidas no texto e no encontro; e vejo possibilidades concretas de desenvolvimento do trabalho com as crianças.
Gilseane Dittert
Matrícula: 56055
O texto vem reforçar o que já haviamos vivênciado na primeira aula no laboratório. Trabalhar com a linguagem logo com as crianças é maravilhoso, pois a possibilidade de aprendizagem e interação entre as crianças e o proprio programa é muito grande, as crianças ficam muito motivadades e interessadas em cada vez aprender mais e explorar.
ResponderExcluirDe acordo com Papert a Linguagem Logo vem contribuir no processo de construção do conhecimento, sendo por ele reconhecido o erro como ponto de partida para a construção do mesmo. Pois é a partir do erro "experimentação" que a criança é levada a reflexão do problema e com isso a solução do mesmo.Outro ponto que considero importante é a possibilidade que a Linguagem Logo proporciona à criança de de usar a sua criatividade enquanto aprende.
ResponderExcluirSilvane Luiz Martins